segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fotos último encontro

O último encontro foi bem tranquilo, um bate papo com direito a comemoração!

Pâmela e Marcos participaram do Ishtar lá no outro endereço, no comecinho do grupo; eram tentantes. Agora, voltaram com a sementinha de 7 semanas!!! Parabéns, ficamos muito felizes! :-)



Karian também veio mostrar sua barriga com Helen crescendo a cada dia, Marie sempre presente na espera da escolha (que será em breve, hein?) e Gi com seus 3 filhotes lindos!

Na correria da bateria acabando, não saiu todo mundo na foto, mas tudo bem!


Até o próximo!


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Humanização de Parto e nascimento será discutido em Brasília

Conferência reunirá cerca de três mil pessoas para debater sobre humanização do parto e ainda promoverá encontro de doulas, cursos e oficinas

Brasília sediará a III Conferência Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento entre os dias 26 a 30 de novembro de 2010. Organizado pela Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), em parceria com o Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal, Universidade de Brasília, Ongs relacionadas com o tema, entre outras instituições nacionais e internacionais, o evento pretende reunir cerca de três mil pessoas entre agentes de saúde, assistentes sociais, cientistas sociais, doulas, educadoras perinatais, enfermeiras, gestantes, gestoras(es), neonatologistas, obstetras, obstetrizes, organizações de mulheres, parteiras, psicólogas(os), e outras(os) profissionais de saúde e da mídia.

A Conferência discutirá, entre outras coisas, a redução da morbimortalidade materna e perinatal; a redução dos índices de cesarianas desnecessárias; a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; a humanização da assistência ao pré-natal, parto, pós-parto. Além disso ainda visa facilitar o intercâmbio de saberes entre pesquisadoras(es), universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos, maternidades, casas de parto e profissionais autônomos; discutir sobre o papel da mídia e de formadores de opinião e, ainda, organizar as demandas para novas políticas públicas de apoio à humanização do parto e nascimento.

Paralela a Conferência acontecerá também o 8º Encontro Nacional e o 2º Internacional de Doulas e o 1º Encontro da Rede Latina Americana e Caribe pela humanização de parto e nascimento (Relacahupan), além de eventos, cursos e oficinas pré-conferência. Mais informações sobre a Conferência e inscrição para o encontro e para as oficinas podem ser feitas pelo site: http://www.conferenciarehuna2010.com.br

Serviço:
O quê: III Conferência Internacional sobre Humanização de Parto e nascimento
Quando: de 27/11 a 1/12 de 2010
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, SDC Setor de Divulgação Cultural Eixo Monumental, Brasília / DF – 70.070-350
Informações: 55 61 33499884

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nascendo no Brasil

Neste sabado 23/10 nós teremos encontro do Ishtar !!!
O tema será Nascendo no Brasil, com direito a muito bate papo e o vídeo para melhorar o encontro.

Será sábado, 23 de outubro
Das 9:30 às 11:30hs
No FRUTO AMARELO
Rua Senador Vergueiro, 46

Para confirmar presença, entrar em contato via e-mail: espacoishtarsorocaba@gmail.com ou via telefone: 91186628 (Letícia) ou 97074707 (Carla)

O Ishtar conta com um grupo de discussão na internet onde podemos trocar mensagens entre as participantes dos grupos Ishtar pelo Brasil. Você recebeu o convite? Não? Então entre em contato e enviaremos! São mães, grávidas e mulheres trocando experiências e se aproximando, debatendo sobre a maternidade e afins.

Para quem já é mãe, há um novo grupo de mães se encontrando quinzenalmente para falar de bebês e da nova vida. Entre em contato via email para mais informações.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia das crianças no Fruto Amarelo

Sabado, 9/10 no Fruto Amarelo (que cede o espaço super bacana para nossas reuniões) vai ter um evento para comemorar o dia das crianças.
Teremos oficinas de contação de histórias, confecção de livros de orações, guirlanda de flores, aula de biscoito e troca de brinquedos. A troca de brinquedos acontecerá numa feira que faremos no local, e cada um leva um brinquedo para trocar com outra criança.
Além disso, faremos uma doação de um brinquedo para APAE de Sorocaba. Então, tragam também, além do brinquedo para troca, o brinquedo para doação.
Venham participar !

Será dia 9/10, sabado.
No Fruto Amarelo
Rua Senador Vergueiro, 46 Vergueiro - Sorocaba.
Informações 15 3212 3704

Letícia + Isabela e Carla + Henrique =)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Novidade !!! Calendário 2011

Domingo 3/10 algumas mulheres do Ishtar Sorocaba foram passar o dia fotografando com seus filhotes para finalizarmos um projeto muito bacana de um calendário que defende amamentação e maternidade consciente. Foi um dia muito gostoso, muitos bebês, crianças, mulheres, e muito, muito leite materno !
Os calendários serão vendidos e em breve teremos mais notícias.
Um agradecimento super especial às mamães que foram com seus filhotes e familiares, a Kelly Stein fotógrafa muito fofa que nos ajudou muito, ao Itu Garden Spa que cedeu o espaço maravilhoso.
Para ter uma ideia do quão lindas as fotos ficaram acessem: kelstein.com
Aguardem mais notícias !

Letícia e Carla

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Amamentação parcial não traz imunidade igual à integral, diz estudo

Bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade ganham proteção extra contra infecções, dizem cientistas gregos.

O efeito observado independe de fatores como acesso à saúde e programas de vacinação, eles explicam.

Segundo os especialistas da Universidade de Creta, o segredo estaria na composição do leite materno.

As conclusões do estudo, que envolveu pouco mais de 900 bebês vacinados, foram publicadas na revista científica Archives of Diseases in Childhood.
A equipe ressalta, no entanto, que o benefício só ocorre quando o bebê é alimentado com leite da mãe apenas. Ou seja, acrescentar fórmulas ao leite materno não produz o mesmo efeito.

Especialistas em todo o mundo já recomendam que bebês sejam alimentados somente com leite materno pelo menos durante os seis primeiros meses de vida.

ESTUDO

Os pesquisadores gregos monitoraram a saúde de 926 bebês durante 12 meses, registrando quaisquer infecções ocorridas em seu primeiro ano de vida.
Entre as infecções registradas estavam doenças respiratórias, do ouvido e candidíase oral (sapinho).

Os recém-nascidos receberam todas as vacinas de rotina e tinham acesso a tratamentos de saúde de alto nível.
Quase dois terços das mães amamentaram seus filhos durante o primeiro mês, mas o número caiu para menos de um quinto (menos de 20%) seis meses depois.

Apenas 91 bebês foram alimentados exclusivamente com o leite da mãe durante os seis primeiros meses.

Os pesquisadores constataram que esse grupo apresentou menos infecções comuns durante seu primeiro ano de vida do que os bebês que foram parcialmente amamentados ou não amamentados.

E as infecções que os bebês contraíram foram menos severas, mesmo levando-se em conta outros fatores que podem influenciar os riscos de infecção, como número de irmãos e exposição à fumaça de cigarro.

O pesquisador Emmanouil Galanakis e sua equipe disseram que a composição do leite materno explica os resultados do estudo.

O leite materno contém anticorpos recebidos da mãe, assim como outros fatores imunológicos e nutricionais que ajudam o bebê a se defender de infecções.
"As mães deveriam ser avisadas pelos profissionais de saúde de que, em adição a outros benefícios, a amamentação exclusiva ajuda a prevenir infrecções em bebês e diminui a frequência e severidade das infecções", os especialistas dizem.

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/806358-amamentacao-parcial-nao-traz-imunidade-igual-a-integral-diz-estudo.shtml