Institucional

ISHTAR – ESPAÇO PARA GESTANTES

A História do Ishtar
Brasil

O Ishtar-Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007 com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram o pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente de acordo com seus conhecimentos e instintos. Mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma mais respeitosa, humanizada. Ao perceberam que esse desejo é bastante comum e crescente – apesar de difícil de concretizar na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul de Recife.

Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônios chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus, era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.

No Espaço Ishtar as famílias gestantes podem fazer preparação física e psicológica para o parto e pós-parto, bem como trocar experiências sobre amamentação e cuidado de filhos, e assim terem a oportunidade de tomar decisões mais conscientes e verdadeiramente protagonizar os seus partos e sua maternidade.

Após o primeiro Ishtar em Recife, outros estados e cidades tiveram suas ramificações da fertilidade Ishtar: Sorocaba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Campina Grande e Divinópolis.


O Ishtar Sorocaba

Com coincidências no nome e missão, as doulas Carla Arruda e Letícia Arruda se uniram para formar o primeiro grupo de apoio ao parto humanizado em Sorocaba, em 1º de novembro de 2008.
Cada uma com sua experiência no assunto, profissional e pessoal, trabalham há 4 anos pelo direito de gestar, parir e amamentar na região de Sorocaba e tem colhido com muita alegria frutos em mulheres protagonistas de seus partos e vidas, formando uma grande rede de mulheres.


Letícia Arruda é doula, mãe da Isabela, 6 anos, nascida de um parto natural hospitalar na cidade de Cerquilho e mãe de  Clara nascida também de um parto respeitoso, em sua casa em fevereiro de 2012.
Carla Arruda é terapeuta ocupacional, especialista em medicina chinesa, doula, mãe de Henrique, 4 anos, nascido em um parto domiciliar e mãe de Heloísa (ou Lilô), nascida no aconchego do lar em janeiro de 2012.



Objetivos do Ishtar

O principal objetivo das reuniões do Ishtar - Espaço para Gestantes é: discutir com base em evidências científicas, o processo de gestação, desde a concepção até o momento do parto, bem como a participação do pai durante a gravidez, fase de amamentação e cuidados com o bebê. Também são consideradas as experiências pessoais das organizadoras e dos participantes do grupo e aqueles que trabalham neste projeto o fazem em regime de voluntariado.

Assim, os objetivos deste projeto são:

  • Fomentar discussões de temas sobre gravidez, parto, amamentação e cuidados com o bebê;
  • Promover interação entre as participantes e seus cônjuges/ companheiros/ acompanhantes, a fim de que esses participem ativamente do processo da gestação da mulher;
  • Auxiliar as gestantes na escolha do tipo de parto através de esclarecimentos, palestras, vídeos, leituras e relatos de vivências;
  • Orientar as gestantes na preparação para a amamentação e cuidados com o bebê;
  • Promover um maior conhecimento e participação das gestantes durante as diferentes fases da gravidez, incentivando a troca de experiências pessoais, com o intuito de diminuir as dúvidas e ansiedade desse momento especial para cada uma.

Alinhamento com a Rede Parto do Princípio


O Ishtar é um GAPP (grupo apoiado pela Parto do Princípio) e por isso oferece reuniões gratuitas e periódicas (reuniões quinzenais no caso do Ishtar Sorocaba) e promover discussões sobre gravidez e parto baseadas nos seguintes princípios e valores:
  • Incentivo ao parto normal e natural;
  • Incentivo ao trabalho de enfermeiras obstetras, obstetrizes, parteiras e doulas;
  • Incentivo ao atendimento multidisciplinar a gestantes, parturientes e puérperas;
  • Incentivo à desmedicalização do parto;
  • Incentivo ao parto domiciliar, casas de parto e à humanização do atendimento e da ambientação hospitalar;
  • Incentivo ao uso das melhores evidências na prática obstétrica e à observância das recomendações da Organização Mundial da Saúde;
  • Incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e misto até 2 anos de idade ou mais.
(fonte: http://www.partodoprincipio.com.br/conteudo.php?src=serumgapp&ext=html)


Logomarca e Identidade Visual

A logomarca do Ishtar foi construída por Patrícia Merlin e significa uma lua cheia (o círculo), uma placenta (árvore da vida) e as três fundadoras do primeiro Ishtar (bolinhas laranjas espaçadas em triângulo).